Resultado do PNLD 2019

Foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (3) o resultado do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2019.

Ao todo, foram aprovadas 94 obras de 29 editoras. A Moderna foi a campeã de aprovações, com 17 obras escolhidas para compor o programa. A FTD ficou em segundo, com 15 obras selecionadas e a Somos Educação, em terceiro, com 14.

O PNLD 2019 era esperado com grande ansiedade pelos editores já que foi o primeiro edital publicado depois da assinatura de Michel Temer. Embora já trouxesse a nova nomenclatura – Programa Nacional do Livro e do Material Didático e não mais Programa Nacional do Livro Didático, como era chamado até então – o PNLD 2019 não previu a compra de livros de literatura e nem de outros produtos que não fossem livros didáticos. Os livros atenderão estudantes e professores das redes públicas de ensino que estejam cursando os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Serão comprados volumes das disciplinas integrantes do fundamental 1 e projetos Integradores cujo objetivo é tornar a aprendizagem dos alunos mais concreta ao explicitar a ligação entre diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento conectando-os a situações vivenciadas pelos alunos em suas comunidades.